quarta-feira, 9 de março de 2011

A caixa de sonhos, ou Como cada vez mais eu sinto estar vivendo na realidade criada por outras pessoas que nada têm a ver comigo

Hoje eu acordei e comecei a perceber que este mundo em que eu vivo não é o mundo como eu imaginaria.
Ele já foi e é imaginado o tempo todo por pessoas que de certa forma têm mais influência que eu sobre as outras - isso é o que eles chamam 'poder'.

O poder daria uma enorme discussão, mas hoje vou falar sobre o mundo imaginado pelos outros. 
Por exemplo: por que na barraquinha de sorvetes só tem sorvetes doces? Por que os modelos de roupas para as pernas são só variações de calças e saias? Por que os modelos de carros são sempre parecidos? Por que dizem que se uma pessoa não casar ou morar junto com alguém ela vai ficar 'sozinha'? Por que sempre existe apenas um ou dois modos aceitos de se fazer as coisas e os restantes são taxados como loucura?


Viram? Isso é o que eu quero dizer. O livre arbítrio é uma falsa ilusão de que temos alguma escolha. Nossa vida é um fast food: podemos escolher o que quisermos, mas as opções vão só do combo 1 ao 6 e uma ou duas sobremesas. 

Você já imaginou como isso pode ser usado em uma escala maior? Você já imaginou que isso é usado o tempo todo em uma escala maior?

As histórias são reescritas o tempo todo. Há camadas e camadas de tinta por cima de uma ideia original. 
Veja que eu não usei o termo 'verdade'. Você se arriscaria a encontrar a verdade depois disso? Descascar as várias camadas dessa cebola e ver o que sobra quando se chega ao fim.