quarta-feira, 18 de maio de 2011

As queer as a clockwork orange


Da Wikipedia:
O Tratamento Ludovico é uma representação artística do fenômeno psicológico conhecido como condicionamento clássico, processo descrito pelo fisiólogo russo Ivan Pavlov. O processo envolve a apresentação repetitiva de um estímulo neutro, que não há reação no organismo, juntamente com algum outro estímulo excitador ou repressor, até que a associação seja construída. Na história [Laranja Mecânica], quando o tratamento é aplicado no protagonista Alex DeLarge, ele é estimulado a associar seu mal-estar à violência.

Das duas, uma: ou Burgess estava muito errado quando escreveu Laranja Mecânica, ou estava muito certo.

Se bem me lembro, eu vi o filme e li o livro, mas lembro mais do filme, já que aquelas expressões que o autor inventou acabam ficando muito chatas até o fim. O filme do Kubrick mostra um futuro em que um grupo de jovens pratica sexo e ultraviolência em doses mais ou menos iguais, regado pelo Moloko, um leite que dava barato, apesar da aparência inocente. Abordavam belas garotas, interessadas ou não, e batiam em velhinhos com bengaladas. Além de usarem roupas que deixariam a Gaga morrendo de inveja!


Alex deLarge, o líder, depois de tanto aprontar, é preso e submetido ao famigerado Tratamento Ludovico, que como explica a Wikipédia, apresentava uma sucessão de imagens de sexo e violência, que a princípio agradam Alex, mas depois acabam por deixá-lo perturbado, incomodado.

Ao final do tratamento, a sociedade vence! Alex está totalmente curado da maldição de seu ímpeto: castrado de seus instintos, ele mal consegue tocar uma moça nua, dignamente postada diante dele. Sente aversão até da sinfonia de que mais gostava, usada estrategicamente no tratamento.


Alex deLarge é o homem do século XXI. O homem sem ímpeto:
  • Politicamente correto
  • Avesso à violência 
  • Trabalhador
  • Liberto de seus instintos
  • Desmotivado ao sexo
  • Inerte
  • Receptivo a tudo que lhe é imposto
  • Recluso e temeroso
Humano?

Um comentário:

Luciano Sampaio disse...

Foi um tapa na cara, ou melhor, um chute no saco. Uma frase que eu vi a respeito é "se os homens pudessem ler os pensamentos das mulheres, eles seriam 10 vezes mais ousados". Nunca tinha pensado no Laranja Mecânica por este aspecto do homem moderno. Nunca tinha pensado em mim e minhas atitudes e angústias por este aspecto ("Humano?"). Valeu o dia ter lido isso.
---
Sobre a pergunta do alemão, perguntei a minha professora. As regras são diferentes no caso de uma pergunta com W-Worten e sem. Quando não usamos W-Worten, mas um verbo "modal" (konnen, darfen, sein...), o verbo "principal" vai sempre no final da pergunta, por isso fica "Könnt ihr mich hören". Te adicionei no Facebook e no MSN, vamos nos falar sim.